terça-feira, 16 de junho de 2009

A arte...

Blogger Artur Dias disse...

É... o papel de pão tinha uns dez centímetros de largura, o suficiente apenas para botar a mão sem tocar no pão. Se era um massa-grossa recém saído do forno, isso se tornava um problema, pela dificuldade em segurar com as mãozinhas de criança. Engraçado, não tinha essa de vergonha de expor, pelo menos o pão, na rua. Por muito tempo, usou-se papel tipo jornal.
Para desenhar, também eram valiosas as áreas brancas que ficavam nos cantos superiores da primeira página de O Liberal. Mais tarde, até essas áreas foram reduzidas e ocupadas por texto e imagens.

16 de Junho de 2009 10:35


JOSÉ MARIA COMENTA COMENTÁRIO DO ARTUR

É verdade, a gente desenhava no espaço em branco entre a beira da página e a margem do texto do jornal. Um exemplo de aproveitamento dos recursos escassos. Uma vez o papai apareceu com umas folhas de papel jornal em branco. Foi uma festa desenhar naquele papel macio e o que era melhor : completamente em branco !
Outra vez ele trouxe uns livros de cartório com algumas folhas em branco também e foi muito bom. Ah se a gente tivesse papel chamequinho!!!!!!!

Um comentário:

jorge disse...

Rapaz, essa de desenhar na beira do jornal eu já nem lembrava! Só lembro que o papai me esculachava porque estraguei suas revistas de eletrônica desenhando nelas! Acho que isso foi a gota d'água para ele nos levar o cadernão de contabilidade...