segunda-feira, 29 de junho de 2009

A FOTO DA FÁTIMA NO LIBERAL

Nunca tinha ouvido falar naquele homem chamado Paulo Fonteles, também naquele ano de 1987 por minha cabeça não tinha nem ideia do momento em que vivíamos no país.
Só recordo da Fátima olhando empolgada a foto na primeira página de O Liberal naquela manhã e depois saindo, logo depois de algumas horas o tio Inácio esbravejando para a mamãe sobre a foto e visivelmente aborrecido falava um monte de coisas e chamava alguém de coisas que não me lembro agora, em seguida a Orlandina comentando que foi ver o corpo ensanguentado, se não me engano dentro do próprio carro do morto e blá blá e ti ti ti.
Em suma, a foto era do funeral do deputado estadual Paulo Fonteles que foi assassinado no dia 11 de Junho de 1987, reunindo, segundo minhas pesquisas sobre o caso, 7.000 pessoas transformando-se em uma grande manifestação política, e bem na foto do jornal figurava o rosto da Fátima acompanhando a passeata.
Então depois de anos fui entender a reação do tio Inácio e da Fátima por causa daquela foto.

2 comentários:

Artur Dias disse...

Eu não sei, aliás, o que era pior, se o enxerimento do tio Inácio em dar palpite sobre as atividades políticas da Fátima ou as idéias direitosas dele.

jorge disse...

Eu lembrei que no dia do assassinato do Paulo, o papai fotografou uma nuvem solitária,em forma de cruz, no céu de azul intenso. Era de manhã quando me deparei com aquela escultura natural feita pelo vento. Chamei o papai para ver e ele ficou impressionado. A nuvem-cruz estava na posição norte. A foto ainda rolou pela casa depois de muitos anos. Quando tomei conhecimento da morte do Paulo Fonteles, não sabia que ele era defensor de pobres. Fui ao enterro dele muito impressionado. Era tanta gente que mais parecia um círio. Toda vez que eu olhava aquela foto, não dava para esquecer daquele dia...