segunda-feira, 29 de junho de 2009

DECADA DE 80

Na década de 80 muitas coisas aconteceram no Brasil no que diz respeito a política, fatos que influenciaram bastante a vida de todos no Brasil, e eu como era criança na época não entendia estes acontecimentos, mas percebia um clima tenso no ar.
Lembro que passou na tv um grande comício pelas "Diretas já", não sabia que diabos era isso, então certa noite vi no noticiário: A morte do presidente Tancredo Neves, o Marcílio e o Fernando tristes subiram e se aquietaram nas suas redes, fui atrás para saber o que se passava, não entendia o que a morte do presidente lá do outro lado do Brasil poderia afetar nossas vidas.
Logo em em seguida um bigodudo assumiu a presidência do país, brasileiros e brasileiras... e um plano cruzado pra cá, plano cruzado pra lá, mil cruzeiros, um milhão de cruzeiros, cruzado novo, inflação lá na casa dos milhões, plano verão, congela preço, descongela preço. Uma época ao meu ver ruim, sem falar no estilo de roupas e cabelos, eca!!!
Pude ver e sentir na pele as medidas do governo nesse período, a mamãe pediu que a dona Marina me levasse ao Supermercado Bompreço ( eu acho que não era mais o São João) para comprar leite junto com ela, chegando lá entrei em uma fila enorme, e de vez em quando desatava uma briga por causa dos "furões" tentando comprar leite, quando chegou nossa vez um homem disse que eu não podia levar o pacote de leite pois só era permitido para cada pessoa um pacote de leite e que a dona Marina queria dar uma de esperta levando um moleque e dizendo que era filho da vizinha.
Voltamos sem o leite da mamãe, e eu com minhas perninhas doloridas de ficar em pé no sol para ouvir um não daquele homem, maldito governo.
Então aparece um tal de "Caçador de Marajás" contra um barbudo sem dedo que era o medo das velhas, na escola até as outras crianças diziam que se ele ganhasse ia dividir a nossa casa no meio e dar a outra parte para alguém sem casa, eu dizia que era mentira pois os meus irmãos iam votar nele e ele era a única esperança para o Brasil.
Quando era de noite o Jorge, Fátima e o Artur saiam com outros jovens do Centrão para "pichar" os muros com o nome do Lula, o que eu acho que era proibido pois eles só faziam isso a noite ( propaganda do Collor eu acho que era permitido) então eu via o Sidney filho da dona Elisabete indo junto com os irmãos dele e queria ir também, mas era barrado.
Via toda a alegria e euforia no rosto deles, queria também participar mas não podia, mas também vi toda aquela euforia se transformar em frustração quando encerraram as eleições.
Mas como eu ainda era criança, só me restava fazer as coisas habituais de criança, brincar.

Nenhum comentário: