sexta-feira, 12 de junho de 2009

Fume cigarros "Gaivota" da Souza Cruz


A vovó Zenor era uma mulher de aspecto forte, pelo menos prá mim, criança, acostumado a olha-la de baixo prá cima. Ela, naqueles vestidos compridos, com bolsos grandes na frente. A vovò fumava. O favorito dela dela era o cigarro "Gaivota", sem filtro. Ela me parecia uma pessoa tranquila, sem stress. Simples.

Já contei essa história, mas "vale a pena ver de novo".Certa vez estavamos, eu e ela, depois do almoço, no quarto de cima, da frente. A casa de madeira na época. Eu sentadinho na minha rede, com as pernas prá fora embalando, olhando prá vovó debruçada na janela fumando...Ela levava o cigarro à boca , depois ia soltando aquela fumaça azulada...tinha até um cheiro bom. Pronto! Veio a idéia: -Vó, deixa eu fumar? e ela:- Tá, toma! Peguei o cigarro e coloquei na boca. -Como é que fuma, vó?-É só chupar a fumaça!disse ela. E assim eu fiz. A fumaça entrou por todo quanto é buraco da minha cabeça. Eu danei a tossir, espirrar, sei lá...Ai ela pediu o cigarro de volta, eu dei.

Ela continuou a apreciar a bela tarde de sol.

Nenhum comentário: