terça-feira, 16 de junho de 2009

A arte


Quem quer, vai. Eu queria saber desenhar, aprender a pintar à óleo, coisa que eu achava extraordinário. Como não tive uma escola formal prá isso ficava rabiscando, copiando os desenhos das revistas. Até que um dia, quando eu estudava no Perpetuo Socorro, eu conheci o Luiz, colega de sala que desenhava e ele tinha aulas de desenho. Ele ficava desconcertado pela forma como eu desenhava rápido e até direitinho. Eu vi, na casa dele, uma revista que revolucionou minha maneira de desenhar. O Daniel guarda até hoje um exemplar dessa revista. Foi ali que eu tomei conhecimento das proporções do corpo humano, do jogo de luz e sombra, texturas, as principais formas de tornar um desenho mais próximo da realidade, com uma teoria, uma metodologia. Aliás, aprendi muito com o Luiz. Foi ele que me chamou a atenção prá variedade de cores, tons e nuances que o céu, por exemplo, poderia apresentar, coisas que um olho desatento não percebe e um bom artista deve ter a sensibilidade de observar. Depois comecei a catar alguns livretos do Instituto Monitor (escola por correspondência)por ai, não sei bem onde e fui desenvolvendo , meio capenga o meu desenho.

Nenhum comentário: