quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fogueira de São João


É São João! Eu acabo de lembrar uma boa, que dá pra gente dizer que nem sempre fomos aquelas crianças caseiras que se imagina por aí. É que, durante uma época, pelo menos na minha pré-adolescência, a Nen se tornou, digamos assim, uma chefe da nossa gang, e ainda tinha a Leila de vice.
Todo ano, pela época de São João, saíamos em busca das madeiras para fazer a fogueira, que a beira da rua ainda era larga o suficiente para isso. Começamos a perseguir como objetivo armar a maior fogueira do pedaço. Quem comandava era a Nen, e isso nos levou a travar uma disputa com a Timbiras nos quesitos "metros cúbicos" e "altura". Por várias vezes, graças à nossa farta mãozinha-de-obra, derrotamos a turma da Timbiras.
Como a gente sempre queimava mais madeira do que podia acumular, era natural que a cada ano ficasse mais difícil encontrar a lenha.
Ao lado da fábrica do Globo, aquele terreno vago ficava cheio de madeiras descartadas das construções. Uma montanha de madeira, que diziam ser proibido tirar. Mas aquela história não nos intimidou por muito tempo. Então resolvemos nos arriscar a invadir o terreno do Globo, atrás da madeira, mas teve gente que teve a mesma idéia. Não lembro das caras, exceto por uma, a do "Nenê", aquele pirado. O Nenê é extremamente agressivo, e sua presença nos deixou tensos. Pega pau daqui, pega pau dali, a Nen descobriu uma pernamanca enorme. Aí o Nenê avançou pra ela, e queria tomar de qualquer jeito o diabo da pernamanca. Imaginem a cena, a Nen pequenininha, medindo força com o doido, por causa de um pau! Eu acho que por causa do desespero da hora, o final do história se apagou da minha memória, apesar de que não virou uma confusão maior, e nem o doido agrediu a Nen.
Nesse ano, com certeza a nossa fogueira foi bem maior que a da Timbiras, apesar dos impulsos homicidas do infeliz do Nenê. Pra mim, foi a melhor vingança.

3 comentários:

Clara Amorim disse...

não entendi pq a fogueira é do tio Arthur e não da tia Nen se ela que era a líder da gangue?

Artur Dias disse...

Era de todo mundo...

Eduardo Dias disse...

Esse terreno ao lado do G.Globo era uma verdadeira mina de paus velhos. Me lembro bem da advertência feita pela mamãe: "NÃO VAI LÁ QUE TU AINDA VAIS FURAR TEU PÉ!!" Parece até que era uma profecia. Furei o pé e voltei escondido com um medo tremendo de tomar um safanão mas depois de um tempão quieto, D. Maria veio com todo carinho e passou a velha e boa copaíba prá remendar o meu pé!!