domingo, 10 de maio de 2009

Seu Zé Dias

Grande figura! Seu Zé Dias, nosso pai. Filho de dona Chiquinha e seu Bertino. Filho mais velho dos dois começou a trabalhar para sustentar os irmãos. O velho Bertino era um homem dificil. Bebia. Fazia confusão.Papai contava que o vovô tinha terras e barcos em Barcarena mas perdeu tudo devido o alcoolismo. Dai a necessidade dele começar, novo a trabalhar. Ele contou que vendia carvão no começo. Os irmãos dele tinham muito respeito e gratidão por ele.
O seu Dias era conhecido e respeitado na comunidade. Chamava-no de Tele-Dias, que era onome da pequena oficina de rádio e televisão na Pe. Eutiquio esq. da Pariquis. Mas o lado que eu mais admiro nele é a vontade de conhecer, aprender saber o porque das coisas. Em casa comecei a fuçar uma estante cheia de livros velhos, alguns tão antigos que suas páginas se quebravam de tão ressequidas. Livros dos mais variados conteúdos. Alguns de capa dura e aspecto misterioso que eu achava que eram conhecimentos secretos.

Um comentário:

FÁTIMA DIAS disse...

Há vinte e um anos ,dia dez de setembro que nosso pai o Seu Zé Dias,terminou sua missão aqui na terra.O Zé Maria descreveu muitíssimo bem o perfil do nosso saudoso pai.
Seu Dias também era um intelectual ,pois gostava de poema e música de boa qualidade.Nosso pai possuía uma educação rara para alguém que dizia não ter estudado o suficiente.
Com uma licença poética,através de poema do Beto Guedes ,quero homenageá-lo
DIAS de paz
Olho e vejo cinza a cor do céu,
porém sei de cor a cor do azul.
DIAS de chuva são véspera de tempo bom,
cai a chuva e chama o verão.
E eu já aprendi cada som
que forma sua canção.Você se foi,deixou marcas no meu coração
e bom mesmo é ter você bem perto ,
mesmo que distante,
fazer voltar os bons momentos e
celebrar tudo o que deu certo.
Agora DIAS de sol
ao meu redor,
é você a mais bela estrela no céu do criador
irradiando tanto amor.


E eu assim que sou tão só,
quero esse sol ao meu redor.
Tenho a sua voz no coração.
DIAS assim ,com direção.
DIAS assim,DIAS de paz!
DIAS de sol ao meu redor.
Quero a canção no coração
DIAS de luz,DIAS de paz,
no céu sem fim,que é todo azul,
que é todo seu,DIAS,meu pai,
que é nosso pai,DIAS de paz!

Com isso quero dizer:-JOSÉ DIAS PARA TODO SEMPRE!
BEIJOS AOS MEUS IRMÃOS QUE SÃO ,ASSIM COMO EU, PARTE BOA DO SENHOR JOSÉ DIAS.
FÁTIMA DIAS