sábado, 28 de novembro de 2009

97 anos da dona Zenor

Ontem, 27 de novembro, a kombi do Guilherme mais uma vez, saiu recolhendo a galera, rumo ao Cohab de Icoaraci.
Como o Guilherme ia participar de uma confraternização no mesmo horário, me deu a chave da Perua bege prá levar os convivas até ao salão de recepção Cica's, agora com cozinha nova e ampliada.
Lista de passageiros: Eu, Nen, André, Márcia, Beatriz, Izabela, Daniela, o bolo, tres caixas de salgados, Jorge, a mamãe o Flávio.
Muita alegria num ambiente simples de gente simples. Como sempre ninguém se lembrou de comprar velas de aniversário e, como sempre, a idéia genial de se colocar palitos de fósforos no bolo surgiu, enchendo o bolo de carvãozinhos e cinzas. Cantaram tanto parabéns, é pique-é pique, com-quem-vai-casar e outras perólas do cancioneiro parabenzístico.
A vovó sentadadinha tentou falar agradecendo, mas se engasgou, não sei se com o refrigerante ou com a emoção e teve um acesso de tosse danado que nos assustou. Após alguns instantes de tensão, ela se acalmou e pudemos dar continuidade às conversas, que claro, foi de buscar lembranças de molecagens do Inácio, da mamãe, da Constancia, da Cici e os outros filhos dela.
Em meio a algaravia(égua, uma palavra dificil) de vozes ela resolveu revelar um episódio: -Eu vou contar uma do José Maria ( ai todo mundo claro , me encarnou), disse ela com a voz meio baixa.
"-Quando a Mariazinha estava esperando o Zé Maria, várias vezes o Zezé(o papai) foi buscar a parteira e o menino não nascia. Até que ele nasceu. Mas ele(eu) chorava muito e não queria dormir.Todo dia era esse desassossêgo. Ai eu disse, espera! Dai quando a Maria zinha não estava vendo, eu peguei uma colher de vinho e 'temperei' a mamadeira dele e dei prá ele beber. Ai ele 'descangotou' ".
Então, claro, a risadagem, na cozinha de lajota xadrez da Cici, correu solta com a vovó completando, satisfeita orelato, dizendo que, "então pronto, agora o Zé maria só queria dormir depois de tomar a mamadeira temperada com o Olho de boi".
Essa vovó!!!!!

Nenhum comentário: