segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O rádio de galena turbinado


Em se falando de invenções da oficina do papai, o rádio galena era o suprasumo da tecnologia. O papai tinha me explicado como o rádio funcionava, a recepção das ondas eletromagnéticas, etc...E ai então ele me ensinou a fazer um receptor simples de AM. Fiz o tal rádio com componentes minúsculos que cabiam numa caixa de chiclete.  O bicho funcionava espetacularmente! Tudo bem que ele só pegava a PRC5, a rádioClube.
Esse aqui é um rádio de galena arrumadinho
O segredo da boa recepçãoera uma antena feita de fio de cobre esticada entre duas paredes. Só que o papai me disse que os fios da rede elétrica eram a maior antena que existia!Ou seja, se a gente conectasse o fio da antena em um dos buracos da tomada de energia, no caso o pólo neutro, a recepção que já era boa, ficaria excelente. Dai, lá na sala de casa, fiz a tal experiência, conectei ao pólo neutro da rede: Toma-te! o som ficou melhor. Mas o circuito do radio tinha também o tal fio terra, que deveria ser conectado a uma barra de cobre fincada no chão. Mas como não tinha isso lá em casa eu peguei esse fio extra e achei de, brincando, encostá-lo na caixa metálica do "registro de luz" na parede. Imediatamente faíscas espocaram na minha cara, choque na mão, fios pegando fogo, apagaram-se as luzes de casa. Um susto danado, além de uma esculhambada geral.

6 comentários:

jorge disse...

Rapá! Onde é que conseguiste essa foto do rádio de galena? E o circuito desenhado se refere ao da foto? Gostaria muito de poder construir um simples como aquele da foto. Consegues me mandar as instruções?

Anônimo disse...

É só pedir pro GOOGLE e ele acha até cabelo em ovo.
Joga no Google e escolhe o site que tenha o melhor esquema prá montar o galena.
JOSÉ MARIA

Eduardo Dias disse...

Eu também construí um radinho desses e fiquei todo metido. Construí o meu naquelas "pontes" que substituiam os circuitos impressos, coisa difícil pra montar dessas invenções. Nem lembro a rádio que pegava no meu, mas funcionou bem mesmo. Teve uma vez que montei uma sirene também. Muito engraçado.

Anônimo disse...

Carinha o neutro da tomada é o mesmo que o cobre no chão! o outro fio é pra antena normal...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom este rádio galena, pesquisei e encontrei o esquema com peças, tudo detalhado como montar um. Se alguem for montar o seu pela primeira vez aqui esta o endereço.É so baixar.
http://www.cienciamao.usp.br/dados/rec/_olaboratorioemcasaradio-.arquivo.pdf