domingo, 2 de agosto de 2009

EM BUSCA DE PERIGO!

O Zé sempre foi o mentor intelectual de algumas das "modas" (licença poética da dona Zenor) ocorridas durante nossa infância. Um dia ele me chama para soltarmos foguetinhos feitos de palito de fósforo e papel de cigarro. Antigamente as carteiras de cigarro vinham com um forro de papel em que uma das faces era papel alumínio (para manter sequinho o cigarro). A gente pegava o tal papel, cortava bem direitinho, e enrolava na cabeça do palito de fósforo. Daí, arranjávamos um suporte para o "foguetinho", acendíamos um fósforo e aproximávamos da cabeça do foguete. O calor da chama externa aquecia a parte interna do palito que acendia repentinamente, numa pequena explosão muito legal e voava para a frente... A brincadeira era tão envolvente, que uma tarde, às escondidas da mamãe, claro, fui eu fazer uma versão mais arrojada do brinquedo: raspas da cabeça do palito de fósforo socadinha dentro de um pequeno cilindro de papel alumínio no diâmetro do palito, mas sem o palito. Era só a pólvora!!! O petardo tinha um efeito mais incrível que os primeiros foguetinhos. Seu alcance era maior! E lá eu estava excitadíssimo com aquela coisinha perigosa e sensacional pronto para tacar fogo... Então, aconteceu o inesperado.... O FOGO DA EXPLOSÃO INTERNA PEGOU MEUS CABELOS DA PERNA INCENDIANDO NA HORA!!!!! Desesperado com a perna exalando cheiro de cabelo queimado e a queimadura de primeiro grau ardendo, não tive outra alternativa senão engolir o choro e rezar para que nada disso fosse descoberto.... pela mamãe, é claro!

José Maria disse:
Prá tu veres que eu buscava o aprimoramento do conhecimento dos meus irmãozinhos e estimulava a experiência. Eu podia, em vez de pegar o papel de aluminio do cigarro, pegar o próprio cigarro e te chamar prá dar umas baforadas. Mas não, te levei a cometer o auto flagelamento e assim disciplinar e purificar teu espírito pelo fogo sagrado de Prometeu! (Cor do textoMas me diz, tu saístes pulando numa perna só??KkKKKkkkkkKkKkKKk)Agora imaginei aquele desenho do Silvinho com o fósfora no lugar da cabeça, só que seria tu com a perna em forma de palito queimando.

Um comentário:

jorge disse...

Também fazíamos cigarros usando pedaços de folha de jornal, caderno ou papel de pão. Claro, tudo isso escondido da mamãe... Só que tu, José Maria, queria mesmo fumar!!! por isso a vovó te deu a lição!