segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Chuva forte


Não sei se já comentei aqui sobre os ovos de Uruá e o medo que a gente tinha quando apareciam grudados na parede de casa.
Hoje de manhã passei pela Estrada Nova (ali naquele trecho feio entre a Fernando Guilhon em direção à Alcindo Cacela)e vi muitos ovos do bichinho. Estavam em pedaços de paus em uma altura consideravel em relação ao nível da rua. Era  uns quarenta centimetros de altura.
Prá quem não sabe, onde o Uruá coloca seus ovos, a água vai bater lá, ou seja, o Uruá prevê o tempo! É verdade mesmo! Eu ficava curiosíssímo para constatar o acerto do Uruá após as chuvaradas, não dava outra! A água chegava bem próxima dos ovos.
Lembro de uma vez que apareceu um ovo, lá em casa, que estava em uma altura de quase 1 metro e meio do assoalho. Fiquei apavorado. E achando que  o bicho era vidente mesmo, então eu cutuquei com um pau até destruir todos os ovinhos, raciocinando que o próprio Uruá tinha previsto aquela destruição e ao mesmo tempo eu achando que estava influenciando o futuro. Neste dia choveu muito, mas não houve a inundação imaginada.
(Perguntei prá mamãe como era um Uruá [pois até hoje nunca vi um] e ela me dizia que era um caracolzinho)

3 comentários:

jorge disse...

Cara, eu vi um uruá botar ovos na parede de casa e achei o maior barato. Eu era curioso pela fauna de insetos e outros bichos que habitavam aquele matagal perto de casa. Mas eu também achava que a mamãe tinha razão quanto à vidência daqueles bichinhos. Confesso que eu era doido para ver como eram os filhotes do tal caracol... Um belo dia pude ver o nascimento de alguns pequeninos - e bote pequeninos nisso. Dai descobri que os ovos não precisavam da água para eclodirem... Acabou-se o encanto. SNIF!!

jorge disse...

E ainda tem mais... Eu gostava de pegar aquelas aranhinhas pequenas que andavam pelas paredes, aquelas que chamam "papa-mosca". Daí, ao tentarem fugir, elas invariavelmente ficavam penduradas pela teia saindo do abdomen. Eu pegava a tal teia e, como se fosse um ioiô, eu balançava as coitadas para cima e para baixo... Caraca, meu! Se alguém visse o filme da Família Adams, certamente iria me apelidar de Tio "...". DROGA! Esqueci o nome do personagem... AH!AH!AH!AH!

gabriel disse...

Nunca mais vi ovos de Uruá, desde que saí da Dr. Moraes.
Não dá pra explicar como ele sabe a altura das águas, mas sempre que via os ovos as águas chegavam próximas deles.
Assim como quando a mamãe via muitas formigas se retirando para lugares mais altos ela dizia: "Isso é chuva forte que vai cair", e até hoje é certo, quando vejo as formigas em retirada repito o mesmo que a nossa mãe dizia, e 'dito e certo', chove mesmo.
Os animais tem essa capacidade, talvez por seu tamanho diminuto eles conseguem sentir variações imperceptiveis de temperatura ou outros sinais da natureza que o homem não consegue sentir.
Um grande exemplo disso foi o tsunami na Ásia, os nativos viram os animais se abrigando e fizeram o mesmo, logo em seguida o marmoto devastou tudo.
Temos muito que aprender com a natureza.